A rede Fast Fashion sueca H&M (Hennes & Mauritz AB). |
O nome, que significa moda rápida, é dado as grandes magazines que lançam novidades em pequena escala, porem contínua.
Num movimento importado de marcas da Europa, como a Zara e a H&M, a idéia é que as coleções entrem e durem períodos pequenos nas prateleiras (diariamente, semanamente etc.) e logo, sejam substituidos por novos produtos.
"Ao mesmo tempo em que os estoques se ampliam nesse modelo, eles ficam mais restritos: nem todos os números e tamanhos estão disponíveis na coleção, nem todas as cores e estampas existem para cada um dos produtos", explica Alberto Serrentino, sócio-sênior da Gouvêa de Souza & MD, consultoria especializada em varejo.
"— A loja cria uma relação mais intensa com o consumidor, porque educa o cliente a não esperar por liquidações. Se ele não comprar logo a peça de que gostou, semana que vem ela já pode ter sido vendida. O cliente passa a ir mais ao ponto de venda e, em conseqüência, compra mais."
Algumas redes, como a de óculos Chilli Beans, lança coleções semanalmente, tudo para garantir
A rede Fast Fashion espanhola ZARA. |
No Brasil, redes como C&A, Renner e Riachuelo trabalham com coleções no estilo fast fashion, com um mix diferenciado de produtos com um preço mais acessível.
Enfim a grande sacada desse novo movimento, é que
Com menos queimas de estoque, o lucro aumenta
E você, gostam?compram?
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