Born This Way é o terceiro álbum de Lady Gaga, sucedendo "The Fame" e "The Fame: Monster". Será lançado no dia 23 de maio. ( Mas você leitor do brejo pode fazer o download clicando aqui )O título foi anunciado no MTV Video Music Awards 2010 durante o agradecimento pelo prêmio de "Vídeo do Ano" por Bad Romance.
Contexto e desenvolvimento
Em Março de 2010, durante uma entrevista à MTV do Reino Unido, Gaga afirmou que havia começado a trabalhar no seu novo álbum de estúdio e já tinha terminado de escrever o tema central do mesmo. Três meses depois, em entrevista à Rolling Stone, afirmou que seu segundo disco tinha sido concluído, mas não seria lançado até 2011. A artista disse: "Eu tenho trabalhado nisto há meses, e sinto muito fortemente que foi concluído agora. Alguns artistas levam anos. Mas eu não. Foi rápido, pois escrevo todos os dias..."
No último trimestre de 2010, Troy Carter, empresário de Gaga, e o frequente colaborador / produtor da cantora, RedOne, deram opiniões pessoais sobre o álbum. Carter disse: "Estamos muito animados sobre [Born This Way]. Nós estamos começando a reproduzir um pouco para as pessoas e obter uma sensação sobre ele, e ela fez um trabalho incrível, um trabalho realmente incrível. Bem, você sabe, não é onde eu vou a partir de um ponto de vista empresarial, é mais sobre onde ela vai de uma forma criativa, porque, verdade seja dita, nós construímos o negócio em torno de sua infra-estrutura de criação e o negócio que foi construído é exclusivo para Lady Gaga". RedOne adicionadou: "Eu acho que ele é mais o seu álbum de liberdade. [... Este] disco que ela está fazendo é precioso demais para falar. [...] Eu acho que é muito precioso para eu falar sobre ele".
Tracklist
Um total de dezessete faixas foram gravadas para o novo álbum, sendo que catorze aparecem na edição normal. As três outras faixas, juntamente com cinco remixes bônus, foram reunidas em uma edição de dois discos de luxo, que seriam vendidos exclusivamente pela companhia Target. Entretanto, Gaga desistiu do negócio devido a sua discordância com o envolvimento da Target com organizações anti-LGBT. Por conseguinte, a edição de luxo do álbum não é mais exclusiva da Target. A seguir está a tracklist da edição estandarte:
- 1. Marry The Night
- 2. Born This Way
- 3. Government Hooker
- 4. Judas
- 5. Americano
- 6. Hair
- 7. Scheiße
- 8. Bloody Mary
- 9. Bad Kids
- 10. Highway Unicorn (Road To Love)
- 11. Heavy Metal Lover
- 12. Electric Chapel
- 13. Yoü & I
- 14. The Edge Of Glory
"Black Jesus + Amen Fashion", "Fashion of His Love" e "The Queen" são as faixas da edição especial, que contará também com: "Born This Way (The Country Road Version)", "Judas (DJ White Shadow Remix)", "Marry the Night (Fernando Garibay Remix)", "Scheiße (DJ White Shadow Mugler)" e "Fashion of His Love (Fernando Garibay Remix)".
Singles
O primeiro single do álbum foi a faixa-título, e seria originalmente lançado em 13 de fevereiro de 2011. Entretanto, em 7 de Fevereiro, Gaga anunciou, via Twitter, que iria antecipar o lançamento da canção em dois dias, lançando-a então na sexta-feira, 11 de Fevereiro. Foi escrita e produzida por Gaga e Jeppe Laursen, com auxílio na produção por Fernando Garibay e DJ White Shadow. O videoclipe da música foi filmado no fim de semana de 22 a 24 de Janeiro e lançado em 28 de Fevereiro. No dia 16 de Fevereiro, a Billboard norte-americana anunciou que "Born This Way" tornou-se terceiro hit número um de Gaga nos Estados Unidos, aparecendo no topo da Billboard Hot 100 e quebrando recordes de vendas digitais.
Lady Gaga confirmou "Judas" como segundo single do álbum no programa de rádio de Ryan Seacrest, American Top 40, em 14 de fevereiro de 2011. No dia 21 do mesmo mês, da mesma forma que fizera anteriormente com "Born This Way", Gaga liberou um trecho de "Judas" em sua página no Twitter: "I'm just a Holy Fool, oh baby he's so cruel, but I'm still in love with Judas, Baby. ✟". Traduzindo livremente para o português: "Eu sou apenas uma Santa Tola, oh baby ele é tão cruel, mas eu ainda estou apaixonada por Judas, Baby. ✟". A MTV relatou que o clipe fora gravado em Los Angeles, e que o ator Norman Reedus representaria Judas, enquanto Gaga seria Maria Madalena. Judas foi lançado numa sexta feira, 15 de abril de 2011, o lançamento foi antecipado em quatro dias porque um demo da música vazou na internet e ela mudou de ideia. No dia 5 de maio de 2011, o videoclipe da canção foi liberada na internet.
"The Edge of Glory" foi confirmado como um single promocional, e foi lançado a 9 de Maio de 2011. Foi escrita por Gaga, Fernando Garibay e DJ White Shadow, e tem a colaboração do saxofonista Clarence Clemons, da E Street Band. Foi inspirada na morte do avô da cantora em 2010.
"Hair" foi confirmado como segundo single promocional, e será lançado a 16 de Maio de 2011.
Outras Canções
You and I - Lady GaGa cantou pela primeira vez no evento “The White Tie & Tiara Ball” que o Elton John promove há 11 anos para a instituição beneficente dele. “Esta é uma nova gravação que nunca ninguém ouviu antes. Nunca toquei ao vivo antes. E a banda nunca tocou ao vivo antes”, disse a cantora ao piano.
Scheiße - Lady Gaga aumentou a expectativa dos fãs ao debutar o dance remix de uma música inédita durante o desfile de Thierry Mugler, na Semana da Moda em Paris, dia 20 de janeiro. Em alemão significa "merda".
Government Hooker - Lady Gaga fez sua estreia como modelo no desfile de Thierry Mugler, na Semana de Moda de Paris, 2 de março. A coleção feminina do estilista foi mostrada ao som de uma remix + Born This Way
Americano - Gaga surpreendeu a todos ao cantar durante o show no México, dia 4 de maio.
Promoção
A promoção oficial do álbum começou quando a cantora performou "Born This Way" pela primeira vez no 53º Grammy Awards, no Staples Center em Los Angeles, a 13 de Fevereiro. Ela chegou para a cerimônia de premiação em um ovo gigante, e só saiu dele mais tarde para sua performance.No meio da canção, ela tocou um órgão, que estava cercado por cabeças de manequim. No final da apresentação, os bailarinos que a acompanhavam despiram as suas roupas de látex, ficando aparentemente nus. A performance terminou com os dançarinos de Gaga colocando uma jaqueta de látex sobre ela, arrancando aplausos da plateia.
A cantora participou do programa "The Ellen DeGeneres Show". A gravação foi na terça-feira (26). Gaga fez a performance ao vivo pela primeira vez da sua música "Judas".
GaGa esteve no programa da Oprah para uma breve entrevista e performance e a diva cantou Yoü and I. O piano que ela usou era um sapato gigante e lindo.
Fonte: GaGaDiario
Fonte: GaGaDiario