14 de fev. de 2012

BHD SAÚDE: Alongar antes de malhar funciona mesmo??

Alongar antes de treinar… Muita gente faz, mas ninguém sabe se é realmente eficaz.
Bom, saiba que, alguns estudos, apontam que alongar antes de malhar não é uma boa idéia.
O alongamento, pelo contrário do que pensa, não deixa o músculo mais relaxado antes do seu treino, pelo contrário, pode levar a contração e enrijecimento dos mesmos, podendo ser prejudicial ao seu treino.
Uma publicação no site Hypescience, mostra que ”segundo Kieran O’Sullivan, professor de Educação Física da Universidade de Limerik, na Irlanda, o grande problema é que nós não fazemos os alongamentos na hora certa. Quando alongamos os músculos antes dos exercícios, eles são forçados e, por conseqüência, ficam contraídos. Isso causa uma grande dificuldade quando você quer se mover mais rápido ou fazer mais força. As chances de se machucar durante o exercício também aumentam.” Os alongamentos realmente são importantes. Porém, constataram que são eficazes após o exercício ou mesmo antes de se deitar.
Outro estudo, por sua vez, com 2729 corredores amadores que foram submetidos, em grupos, a realização de alongamentos antes ou não, observou que as taxas de lesão foram 16% em ambos os grupos.  Além disso, os corredores que mudaram para ou abandonaram um regime de alongamento antes da corrida aumentaram o risco de se machucar.
Por isto, que tal um aquecimento leve antes do seu treino (por exemplo, se for correr, inicie com uma caminhada) e um alongamento completo após o mesmo?
O importante é sempre procurar orientação de um educador físico.
Fonte: Portal Vírgula
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...